quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

As Origens da Sociologia

As Origens da Sociologia

A Sociologia é uma ciência que nasce do interesse da Filosofia em entender e explicar as organizações humanas e sociais. Ela se perfaz em uma ciência humana que estuda as unidades que formam as sociedades, ou seja, ela estuda o comportamento humano em função dos meios e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos ou instituições.
A Sociologia estuda o homem na sociedade, assim como a Física estuda o movimento dos corpos, ou a Biologia as formas de vida existentes, ou a Filosofia os pensamentos do homem, e a Química a composição das matérias. É uma ciência entre as outras que pretende analisar e estudar a composição da sociedade, suas formações e motivações. Ela tem como intenção inicial a produção de soluções para os problemas sociais como a violência, as desigualdades sociais (pobreza, fome), as causas comuns de morte (homicídios, acidentes, suicídios). Vejamos algumas das propostas sociológicas.
Auguste Comte (1798-1857) desenvolve o conceito de Física Social que seria a análise da sociedade tal qual a um organismo vivo em que diagnosticado corretamente pode ter suas mazelas sanadas, assim para ele a tarefa da sociologia seria de promover um melhoramento da sociedade numa análise positiva da mesma (Positivismo).
Karl Marx (1818-1883) realiza uma leitura sócio econômica da sociedade na qual analisa a condição das classes sociais e a sobreposição entre elas. Faz um extenso trabalho de análise da condição dos burgueses (donos dos meios de produção) e dos proletários (trabalhadores) e em como a relação entre eles é exploratória do segundo sobre o primeiro.
Emile Durkheim (1858-1917) desenvolveu o conceito de socialização, no qual o homem é um animal que só se torna humano pelo processo de socialização, pela formação humanística que recebe da família, da escola e do meio social. Realizou um influente estudo sobre o suicídio e suas determinantes sociais (veremos a frente).
Max Weber (1864-1920) fez da ação social humana individualizada o objeto dos seus estudos sociológicos, visto que estaria na mesma as condições e motivações para a compreensão do todo social. Obteve grande importância histórica com seus estudos sobre a religião e suas influências sobre as estruturas sociais da sociedade em que participa.
Florestam Fernandes (1920-1995) realizou diversos estudos de compreensão das origens das desigualdades da sociedade brasileira. Teve importantes trabalhos na sociologia brasileira, como os estudos sobre a organização social dos Tupinambás (1949), ou A Integração do negro na sociedade de classes (1965), e muitas outras.
Fique aqui registrado, como conceito introdutório, que a Sociologia é uma matéria que compõem a grade curricular do Ensino Médio, contudo seu alcance transcende o mesmo, podendo ela ter uma aplicabilidade positiva para a esfera pessoal no desenvolvimento de uma melhor vivência (consigo mesmo) e melhor convivência (do eu para o outro), a partir do entendimento dos processos sociais formativos e do conhecimento da historicidade das relações e convivências humanas em seus sucessos e fracassos para podermos, a partir daí, fornecer a nós mesmos um amplo conjunto de saberes que nos propiciarão a possibilidade de um melhor viver e conviver. Boa caminhada para você e para nós. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário