domingo, 1 de maio de 2016

Cultura e Etnocentrismo

Cultura e Etnocentrismo
Cultura => é tudo aquilo que é cultuado, cultivado, no individuo socialmente
Cultura para a sociologia: é o conjunto de hábitos, normas, preferencias, linguagens, ritos, artesanatos, símbolos, produção artística, manifestação religiosa e outros. A cultura de um determinado povo (indígena, africano, baiano), portanto, não é inferior ou superior (EUA), a nossa, mas simplesmente diferente.
Ao desenvolver cultura e ao ter cultura desenvolvida em si, o homem o faz por meio de Signos e Símbolos. A capacidade de simbolizar desenvolveu-se diante da necessidade ou vontade, especificamente humana de interpretar  o mundo, atribuindo-lhe sentidos que, aparentemente, ele não possui. O homem/mulher ao simbolizar o mundo/sociedade em que vive, o faz por meios de signos. Exemplos: a linguagem, a palavra, as letras, esculturas, signos e símbolos religiosos.
Cultura é o complexo conjunto de símbolos construídos por um povo em um determinado tempo e espaço, graças, a enorme capacidade de simbolizar as culturas são múltiplas e diversas. A cultura, também, condiciona a visão (modo de olhar) do homem/mulher: a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.
O fato de o homem/mulher ver o mundo através de sua cultura (lente cultural – visão culturalizada) tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e mais natural. Tal dependência e pratica denominamos de Etnocentrismo, e é ele, o responsável nos casos mais extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais, principalmente religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário